O que você encontra nesta atividade?
Possibilidades de aprender relações geométricas entre figuras fazendo medidas diretas e comparando resultados teóricos com experimentais.
Realizando as atividades práticas de Geometria Experimental, o aluno terá a oportunidade de vivenciar investigações e descobertas utilizando como ferramenta princípios do Método Científico.
No final, apresentamos como desafio, um problema novo de dobradura que pode ser resolvido teoricamente e realização da confirmação do resultado experimentalmente.
O que você vai precisar?
· Folhas de papel milimetrado ou imprimir as folhas disponíveis no link do modelo abaixo.
Clique aqui para baixar o modelo👇
Introdução
Neste figura temos um triângulo equilátero de lado (L) inscrito numa circunferência de raio (R).
É fácil perceber que existe relação entre essas duas grandezas e:
"Se existe relação entre duas grandezas, podemos encontrá-la"
A maneira costumeira de encontrar a relação entre o lado do triângulo e o raio da circunferência no exemplo acima é utilizar propriedades geométricas, faremos desta forma, entretanto, usaremos também princípios do método científico para encontrar as relações por meio de medidas diretas e análise de gráficos.
As atividades têm sempre o mesmo formato conforme mostrado no exemplo que se segue.
Exemplo
Para ver um exemplo resolvido Clique aqui 👇
Sequencia Didática
Aula 01:
-Exposição: Para ver um exemplo 👉 Clique Aqui
-Formação dos grupos de 3 alunos e distribuição das atividades.
A pergunta começa sempre da mesma forma:
Qual é a relação entre:
-Grupo A: O lado L de um triângulo equilátero inscrito numa circunferência de raio R?

-Grupo B: Lado L de um quadrado inscrito numa circunferência de raio R
-Grupo D: O raio R de uma circunferência inscrita num triângulo equilátero de lado L.
Aula 02:
- Atividades em grupos. Solução do problema do grupo e preparação da exposição para aula final (Congressinho).
Aula 03:
Continuação da aula anterior e resolução do desafio.
Desafio: 👉Clique Aqui:
Aula 04: Congressinho: Exposição dos grupos cada um apresentando como resolveram o seu problema.
Boas descobertas: Prof. Antonio dos Santos
Professor: Clique aqui para ver todas as atividades resolvidas






