Geometria Experimental 2


 O que você encontra nesta atividade?

Possibilidades de aprender relações geométricas entre figuras fazendo medidas diretas e comparando resultados teóricos com experimentais.

Realizando as atividades práticas de Geometria Experimental, o aluno terá a oportunidade de vivenciar investigações e descobertas utilizando como ferramenta princípios do Método Científico.

No final, apresentamos como desafio, um problema novo de dobradura que pode ser resolvido teoricamente e realização da confirmação do resultado experimentalmente.


O que você vai precisar?

·  Folhas de papel milimetrado ou imprimir as folhas disponíveis no link do modelo abaixo.

  Clique aqui para baixar o modelo👇



Introdução

Neste figura temos um triângulo equilátero de lado (L) inscrito numa circunferência de raio (R)




É fácil perceber que existe relação entre essas duas grandezas e:


"Se existe relação entre duas grandezas, podemos encontrá-la"

 

A maneira costumeira de encontrar a relação entre o lado do triângulo e o raio da circunferência no exemplo acima é utilizar propriedades geométricas, faremos desta forma, entretanto, usaremos também princípios do método científico para encontrar as relações por meio de medidas diretas e análise de gráficos.

As atividades têm sempre o mesmo formato conforme mostrado no exemplo que se segue.

Exemplo

Para ver um exemplo resolvido Clique aqui 👇




Sequencia Didática

Aula 01: 

-Exposição: Para ver um exemplo 👉 Clique Aqui


-Formação dos grupos de 3 alunos e distribuição das atividades.


A pergunta começa sempre da mesma forma: 

Qual é a relação entre: 

-Grupo A: O lado L de um triângulo equilátero inscrito numa circunferência de raio R?



-Grupo B: Lado L de um quadrado inscrito numa circunferência de raio R


-Grupo C: O lado (L) de um pentágono inscrito numa circunferência de raio (R)?

-Grupo D: O raio R de  uma circunferência inscrita num triângulo equilátero de lado L.



Aula 02:

- Atividades em grupos. Solução do problema do grupo e preparação da exposição para aula final (Congressinho).


Aula 03: 

Continuação da aula anterior e resolução do desafio.

Desafio: 👉Clique Aqui:


Aula 04: Congressinho: Exposição dos grupos cada um apresentando como resolveram o seu problema.

Boas descobertas: Prof. Antonio dos Santos


Professor: Clique aqui para ver todas as atividades resolvidas