Aula 3: Medida de ângulos


 Aula 3 – Medida de ângulos

Material para a aula:

  • 1 copia para cada aluno do arquivo da atividade 01: 
  • 1 copia para cada aluno do arquivo da atividade 03
  • 1 folha de papel sulfite para cada aluno.
  • Caixa com círculos para a atividade 03
  • Régua
  • Transferidor
  • Compasso
  • Tesoura


Inclinação

1.  Descubra o canhão que atira com maior inclinação. 

Baixe e imprima esta arquivo para fazer a atividade: Medida Inclinação








        Já que estamos valorizando Descobertas, vamos simular a necessidade da construção de um transferidor para medir ângulo

        A direção de tiro dos canhões poderia ser especificada por meio do ângulo formado entre a linha de tiro e a horizontal. Vamos imaginar como definir uma medida de ângulo e a ideia da construção de um transferidor,

         Siga as instruções para construir um transferidor

        a. Desenhe e corte  um semicírculo de 4 cm de raio numa folha de papel cartão e depois faça uma             linha dividindo-o em duas partes iguais



        b. Divida uma das partes em nove partes iguais.

 


         c. Cada parte corresponde a um ângulo de 10 graus, sendo assim em ¼ do círculo temos 90 graus.


2.  a) Para medir um ângulo qualquer o transferidor deve ser posicionado como mostra a figura. Qual é o ângulo indicado pelo transferidor na figura abaixo?


b) Determine os ângulos de tiro dos canhões da atividade 01


3.  Qual peça A,B ou C completa com exatidão o quebra cabeças?

Baixe e imprima esta arquivo para fazer a atividade: Quebra-cabeças




4. Utilizando a caixa da Estante de Descobertas “Ângulos notáveis” monte diversos círculos e anote os valores dos ângulos inscritos nas peças na tabela abaixo.

 


Círculo

Ângulos em graus

soma

 

180

180

 

 

 

 

360

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Triângulo

4. O desenho ao lado mostra um triângulo equilátero, ou seja, um triângulo que possui lados exatamente iguais.
Desenhe um triângulo equilátero maior possível e com grande precisão numa folha de papel sulfite.

Observação: O desafio é você conseguir fechar o triângulo com os lados exatamente iguais.