Aula 01:Significado da Divisão


 Aula 1 – Significado da divisão

Material para a aula:

  1. Garrafa fechada com parafusos
  2. Balança eletrônica


Saber fazer uma divisão é importante, mas compreender o seu significado também é  indispensável para saber interpretar e aplicar o que se está calculando.

O exemplo a seguir mostra uma situação típica do dia a dia.

 1. Sr. João fez compras de batatas em três lugares diferentes em quantidades e preços diferentes e assim ficou sem saber qual local o preço estava melhor. Analise a tabela e resolva o problema do Sr. João, ou seja, descubra quem vende mais barato. 

Loja

Valor pago em reais

(R$)

Massa em quilogramas

(kg)

 

Centro

80

25

 

Campo dos alemães

70

20

 

Jardim Satélite

40

10

 


 2.  Analise os dados e responda: Qual pessoa caminhou com a menor velocidade? 

Competidor

Distância( D) em metros  

(m)

Tempo  (t) em

Minutos (min)

João

5

20   

Paulo

12

40

Luiza

4

10




Parafusos

3. Descubra  quantos parafusos temos dentro da garrafa refrigerante sem abri-la.



Espessura

4. Não é possível medir a espessura de uma folha de papel diretamente com uma régua. Invente uma forma de fazer esta medida de forma indireta e com precisão;


5. Na atividade anterior conseguimos fazer uma medida muito menor do que 1 mm, ou seja, inventamos uma forma de  fazer uma medida tão pequena que nem o olho consegue perceber. Neste caso, a medida obtida foi de 1 mm dividido aproximadamente em:

a) 10 partes

b) 100 partes

c) 1000 partes


6. Qual é o significado da divisão de:

a) O preço total pela quantidade de produtos comprados? (Exemplo: 4 R$/batata)

b) Da distância percorrida pelo tempo de viagem? (Exemplo: 80 km/hora)

c) Da altura de uma pilha de tijolos pela quantidade de tijolos empilhados? Exemplo: 10 cm/tijolo

d) Pesquise e interprete um número qualquer que é obtido pela divisão de outros dois números?