Aula 1 – Significado da divisão
Material para a aula:
- Garrafa fechada com parafusos
- Balança eletrônica
Saber fazer uma divisão é importante, mas compreender o seu significado também é indispensável para saber interpretar e aplicar o que se está calculando.
O exemplo a seguir mostra uma situação típica do dia a dia.
Loja | Valor pago em reais (R$) | Massa em quilogramas (kg) |
|
Centro | 80 | 25 | |
Campo dos alemães | 70 | 20 | |
Jardim Satélite | 40 | 10 |
Competidor | Distância( D) em metros (m) | Tempo (t) em Minutos (min) |
João | 5 | 20 |
Paulo | 12 | 40 |
Luiza | 4 | 10 |
4. Não é possível medir a espessura de uma folha de papel diretamente com uma régua. Invente uma forma de fazer esta medida de forma indireta e com precisão;
5. Na atividade anterior conseguimos fazer uma medida muito menor do que 1 mm, ou seja, inventamos uma forma de fazer uma medida tão pequena que nem o olho consegue perceber. Neste caso, a medida obtida foi de 1 mm dividido aproximadamente em:
a) 10 partes
b) 100 partes
c) 1000 partes
6. Qual é o significado da divisão de:
a) O preço total pela quantidade de produtos comprados? (Exemplo: 4 R$/batata)
b) Da distância percorrida pelo tempo de viagem? (Exemplo: 80 km/hora)
c) Da altura de uma pilha de tijolos pela quantidade de tijolos empilhados? Exemplo: 10 cm/tijolo
d) Pesquise e interprete um número qualquer que é obtido pela divisão de outros dois números?

