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AULAS 01
1. Procure responder à
questão 120 realizando testes com o próprio pêndulo fornecido. Assista também
ao vídeo disponível no blog, que pode ajudar na resolução. Clic na imagem para ir para a página "Perguntas"
2.Existe uma fórmula que permite calcular o período de um pêndulo com base no comprimento da corda. Meça o comprimento do pêndulo e utilize essa fórmula para determinar seu período de oscilação
SIGNIFICADO DE UMA DIVISÃO
Resp: O valor de cada
batata é R$ 2. Isso é obtido dividindo o total pelo número de unidades: 40/20 = 2 reais por batata. (Eita! Batata
cara.).
Ou
V = P. N
Problema 2: Um
carro percorre 150 km em 2 horas. Qual é a sua velocidade?
Resp: Devemos dividir a
distância pelo tempo: 150/2 = 75 km/h
Fórmula: D =
distância total percorrida; t = tempo de viagem
; V é a velocidade.
Ou D = v . t
Definições
Período (T): É o tempo necessário para que o pêndulo se desloque de um ponto extremo até o outro e retorne ao ponto inicial. O período é medido em segundos (s). Exemplo: T = 50 s
Frequência (f): Corresponde ao número de oscilações completas realizadas por segundo. A frequência é medida em hertz (Hz). Exemplo: f = 60 Hz
3.Meça o tempo total de 10 oscilações de um pêndulo e calcule o seu período e sua frequência. Não se esqueça de registrar os valores com suas respectivas unidades
EXPOSIÇÃO 2
Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais
a) Descubra os números que faltam na tabela.
b) Complete as tabelas abaixo com a razão ou produtos
solicitados.
|
A |
3 |
6 |
9 |
15 |
30 |
36 |
|
|
B |
2 |
4 |
6 |
10 |
? |
? |
|
|
A/B |
|
|
|
|
|
|
|
|
C |
3 |
6 |
9 |
15 |
18 |
24 |
|
|
|
D |
120 |
60 |
40 |
24 |
? |
? |
|
|
|
C.D |
|
|
|
|
|
|
|
|
Quando a razão entre duas grandezas permanece constante, dizemos que elas são diretamente proporcionais. Nesse caso, se uma delas dobra, a outra também dobra; se uma triplica, a outra triplica, e assim sucessivamente.
Por outro lado, quando o produto entre duas grandezas é sempre o mesmo, elas são chamadas de inversamente proporcionais. Nesse cenário, se uma grandeza dobra, a outra é reduzida pela metade; se uma triplica, a outra é dividida por três, e assim por diante
3. Analise qualitativamente a relação entre as grandezas abaixo e indique se são diretamente ou inversamente proporcionais. Escreva uma fórmula que relacione essas grandezas.
|
Situação |
Considere este valor
constante |
Considere o aumento desta
grandeza |
Grandeza 2 |
Tipo |
Fórmula |
|
Tanque enchendo |
Volume total de água (V) |
Vazão da água (φ) |
Tempo (t) |
|
|
|
Divisão de dinheiro |
Total de dinheiro ($) |
Nº de pessoas (N) |
Valor por pessoa (V) |
|
|
|
Viagem |
Distância total (D) |
Velocidade (v) |
Tempo (t) |
|
|
|
Medidas do círculo |
Comprimento (C) |
Raio (r) |
|
|
|
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
5. Use um pêndulo para medir o tempo de duração da música “Piquete” de Rodrigo Alarcon
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