Pêndulo


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AULAS 01

  Tempo de oscilação

1. Procure responder à questão 120 realizando testes com o próprio pêndulo fornecido. Assista também ao vídeo disponível no blog, que pode ajudar na resolução. Clic na imagem para  ir para a  página "Perguntas"

 


2.Existe uma fórmula que permite calcular o período de um pêndulo com base no comprimento da corda. Meça o comprimento do pêndulo e utilize essa fórmula para determinar seu período de oscilação



AULAS 02

EXPOSIÇÃO 1

 SIGNIFICADO DE UMA DIVISÃO

 Problema 1: Se você comprou 20 batatas por R$ 40. Qual o preço de cada batata?

Resp: O valor de cada batata é R$ 2. Isso é obtido dividindo o total pelo número de unidades:  40/20 = 2 reais por batata. (Eita! Batata cara.).

 Fórmula: V = valor total pago  ;  N total de  unidades  ;  P preço por unidade

 fórmula                                    Ou    V = P. N

 

Problema 2: Um carro percorre 150 km em 2 horas. Qual é a sua velocidade?

Resp: Devemos dividir a distância pelo tempo: 150/2 = 75 km/h

 

Fórmula: D = distância total percorrida; t = tempo de viagem  ; V é a velocidade.

 Fórmula                                  Ou     D = v . t

 

 

Definições

Período (T): É o tempo necessário para que o pêndulo se desloque de um ponto extremo até o outro e retorne ao ponto inicial. O período é medido em segundos (s). Exemplo: T = 50 s

Frequência (f): Corresponde ao número de oscilações completas realizadas por segundo. A frequência é medida em hertz (Hz). Exemplo: f = 60 Hz


 Período e frequência

3.Meça o tempo total de 10 oscilações de um pêndulo e calcule o seu período e sua frequência. Não se esqueça de registrar os valores com suas respectivas unidades

  Meça o tempo total de 10 oscilações completas de um pêndulo. Em seguida, calcule o seu período e sua frequência. Não se esqueça de registrar todos os valores com suas respectivas unidades de medida.


EXPOSIÇÃO 2

Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais

a) Descubra os números que faltam na tabela.

b) Complete as tabelas abaixo com a razão ou produtos solicitados.

A

3

6

9

15

30

36

 

B

2

4

6

10

?

?

 

A/B

 

 

 

 

 

 

 

  

C

3

6

9

15

18

24

 

 

D

120

60

40

24

?

?

 

 

C.D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Quando a razão entre duas grandezas permanece constante, dizemos que elas são diretamente proporcionais. Nesse caso, se uma delas dobra, a outra também dobra; se uma triplica, a outra triplica, e assim sucessivamente.

    Por outro lado, quando o produto entre duas grandezas é sempre o mesmo, elas são chamadas de inversamente proporcionais. Nesse cenário, se uma grandeza dobra, a outra é reduzida pela metade; se uma triplica, a outra é dividida por três, e assim por diante


3. Analise qualitativamente a relação entre as grandezas abaixo e indique se são diretamente ou inversamente proporcionais. Escreva uma fórmula que relacione essas grandezas. 

Situação

Considere este valor constante

Considere o aumento desta grandeza

Grandeza 2

Tipo

Fórmula

Tanque enchendo

Volume total de água

(V)

Vazão da água (φ)

Tempo (t)

 

 

Divisão de dinheiro

Total de dinheiro

($)

Nº de pessoas (N)

Valor por pessoa (V)

 

 

Viagem

 

Distância total

(D)

Velocidade (v)

Tempo (t)

 

 

Medidas do círculo

Comprimento (C)

Raio (r)

 

 

 



 Período e frequência
3. a) Período e frequência são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais?
b) Escreva uma fórmula que relaciona o período de um pendulo com sua frequência.

 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

5. Use um pêndulo para medir o tempo de duração da música “Piquete” de Rodrigo Alarcon

PIQUETE:Rodrigo Alarcon